Powered By Blogger

Vamos ler! Vamos à Biblioteca!

Aprender e sonhar, como é bom viajar assim...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

A FEIRA DO LIVRO ...alguns apontamentos.

 Muito obrigada aos alunos do 4º ano que decoraram o espaço da Feira do Livro com as magníficas letras,
 com a árvore da leitura e com a fantástica boneca leitora reciclada
 A professora Sandra não resistiu aos encantos ...
 Mais uma árvore da leitura muito original!
 E, ainda,  um livro construido pelos alunos do 4º B.
A FEIRA DO LIVRO CORREU MUITO BEM E A NOSSA BIBLIOTECA VAI TER MAIS UNS LIVRINHOS NOVOS.

MUITAS e muitas leituras!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

SAÚDE ORAL NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Durante a FEIRA DO LIVRO decorreu na BIBLIOTECA a atividade " SAÚDE ORAL" para os 1ºs e 2ºanos de escolaridade .
 Os alunos estiveram muito atentos a esta temática.
 Foi feita a apresentação do projeto e demonstração dos materiais existentes para a sensibilização da higiene oral.
As crianças assistiram ao filme" Reino dos dentes " e ouviram canções alusivas ao tema.

Estiveram todos muito bem e com muita atenção! Pois queremos SORRISOS BRILHANTES NA NOSSA ESCOLA!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A BIBLIOTECA ESCOLAR NOS JIs das Azenhas dos Tanoeiros, Barril e Encarnação

 A história de Os Três Porquinhos é um clássico intemporal da literatura infantil e Luísa Ducla Soares recria aqui, com muita imaginação e piada, aquela que é uma das histórias mais contadas de todos os tempos. Nesta versão da conhecida autora da literatura juvenil existem também três porquinhos, casas de palha, madeira e pedra e um lobo muito mau. Mas cenas hilariantes, o final inesperado e as ilustrações de Maria João Lopes acentuam o lado cómico da história.


AS CRIANÇAS NO FINAL DISSERAM AS DIFERENÇAS ENTRE A HISTÓRIA TRADICIONAL E A QUE FOI RECRIADA.
Estão de PARABÉNS porque sabiam tudo muito bem.

FEIRA DO LIVRO de 21 a 24 de maio

FEIRA DO LIVRO NA EB1 DA FREGUESIA DA ENCARNAÇÃO

PARTICIPEM A LEITURA AGRADECE!


BOAS LEITURAS!

PROJETO SOBE NA BIBLIOTECA - 20 de maio




Projeto SOBE é uma iniciativa da Direção Geral de Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da promoção da saúde oral em Portugal, que procura ligar a saúde oral à literacia e às bibliotecas escolares.




Para a implementação do projeto, numa primeira fase, a biblioteca recebeu um kit bibliotecas (KIT SOBE) composto por livros, músicas, autocolantes, fantoches e um filme, com os quais os professores podem dinamizar a temática da saúde oral num contexto educativo e lúdico, quer em sala de aulas, quer na biblioteca.

A professora bibliotecária irá desenvolver para os 1ºs e 2ºs anos uma ação de sensibilização/atividade na Biblioteca dia 20 de maio de 2013, salientando a sua importância para a divulgação da informação sobre a saúde oral, a prevenção precoce da cárie dentária e a consciencialização nesta área da saúde.




sexta-feira, 3 de maio de 2013

DIA DA MÃE - 5 DE MAIO DE 2013




SABIAS QUE:

O Dia da Mãe foi oficialmente criado pela norte-americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe em 1904. Mas a História deste dia começou muito antes, há mais de 2000 anos!

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga. Estes festejos eram em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses desta cultura.

Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado "O Domingo da Mãe", dedicado a todas as mães inglesas. Nesta época, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões.

Assim, no Domingo da Mãe, os criados tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

Sabias que a primeira vez que se falou realmente num dia especial só para mães foi nos Estados Unidos em 1872?


Julia Ward Howe e algumas colegas uniram-se para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz

Só em 1904 é que a ideia começou a pôr-se em prática.

Quando a mãe morreu, Anna Jarvis começou a chamar a atenção das pessoas para a importância de um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, conseguiu celebrar o primeiro Dia da Mãe.

Nesse dia, Anna Jarvis enviou à igreja onde estava a ser feitas as comemorações 500 cravos brancos. Estas flores deviam ser usadas por todos e simbolizavam todas as coisas boas da maternidade.

Ao longo dos anos esta senhora enviou mais de 10 mil cravos para a igreja:

- encarnados para as mães ainda vivas e

- brancos para as já desaparecidas.

Sabias que ainda hoje os cravos são mundialmente considerados os símbolos da pureza, força e resistência das mães?

O objetivo deste dia é dar mais atenção à importância das mães, pensar nelas, conversar, oferecer presentes e descobrir novas maneiras de lhes dar felicidade!

Em 1911, o Dia da Mãe foi celebrado em praticamente todos os Estados Unidos da América e, em 1914, o presidente declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, celebra-se o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis.

Apesar de cada país escolher datas diferentes ao longo do ano para festejar o Dia da Mãe, o objetivo é sempre o mesmo: homenagear aquela que nos põe no mundo!

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro. Sabias que este é o dia de Nossa Senhora da Conceição, ou seja, o dia de Nossa Senhora como mãe. Por isso foi escolhido este dia.


Atualmente, em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no 1º Domingo de Maio!



(Inf.via junior.te)